terça-feira, 1 de maio de 2012

Holder12: De Tapes/RS ao Farol Cristóvão Pereira

Velejada Tapes a Pelotas pela costa  leste da Lagoa dos Patos.
Entre os dias 11 e 21 de janeiro de 2009.

Capítulo 1

Farol Cristóvão Pereira

Mostardas/RS, dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2009.

Farol Cristóvão Pereira

"Um ano depois de velejar de Pelotas a Tapes pela costa oeste me preparo para conhecer o outro lado da Lagoa dos Patos. Velejo durante 10 dias desde Tapes até Pelotas pelo lado leste da lagoa, conhecendo e fotografando os faróis Cristóvão Pereira, Capão da Marca, as ruínas do Farol do Bojuru  bem como sua barra falsa e as inúmeras praias paradisíacas e desérticas que se encontram nesta costa."

 Pelotas rumo a Tapes

A primeira etapa da viagem foi concluída pelo asfalto. O Valente holder 12 seguiu de Pelotas a Tapes sobre a Toyota comandada por meu pai Arilson e com a mãe Ana de co-pitoto. Nesta eu fui de carona!


dia 11 de janeiro, 4:30pm - Em casa pronto para partir

De casa em Pelotas até Tapes foi uma viagem tranquila, conversando e tomando um mate com o pai e a mãe as horas passaram rápido e tão logo chegamos no nosso destino, o Cube Náutico Tapense, um clube muito simpático, bem cuidado e com grandes velejadores como o amigo Emilio Oppitz.

Descarregamos o barco na mesma praia que eu tinha chego um ano antes, em fevereiro 2008 vindo de Pelotas velejando pela costa oeste em 12 dias. Neste ano meus planos foram de velejar pelo outro lado da lagoa...

Últimos ajustes na penumbra - 8:30pm

Quando o barco ficou pronto, todo montado e com cada coisa em seu devido lugar chegou o momento de tomar meu rumo, com uma respiração profunda os ombros se relaxam. Uma parte da viagem estava concluída! 

Tudo pronto para iniciar a velejada

Daí foi só soltar um pouco a vela, empurrar o Valente para a água, colocar a bolina, baixar o leme e sair velejando. Desta praia fui colocar novamente os pés no chão 9 horas depois, na fina areia da enseada do Farol Cristóvão Pereira onde montei acampamento e descansei merecidamente depois da travessia noturna da  Lagoa dos Latos desde Tapes.

dia 11 janeiro, 8:45pm -Saída noturna

Sair neste horário não foi o "plano A", a data para a saída tinha sido prevista para dia anterior, no sábado dia 10, mas o tempo não esteve bom nem na sexta e muito menos no sábado, a previsão mostrava que domingo pela tarde o tempo iria abrir. 
- Então vamos domingo pela tarde sem pressa, para sair ao entardecer! 
Este foi o plano B... o melhor plano B de todos os tempos!


 Travessia Tapes - Cristóvão Pereira - aproximadamente 29 milhas náuticas.


Velejando na saco de Tapes - previsão de chegar a meia noite na Lagoa dos Patos

Com vento moderado de nordeste em 3/4 de popa o Holder 12 velejou bem e quando o vento ficou mais firme e o barco começou a render mais. Deu orgulho ver aquele pequeno e carregado monotipo galgar  as ondas de maneira tão elegante e simples. O planejamento da velejada deste dia ficou em aberto para ser decidido durante a velejada e conforme as condições de vento e chuva.

1ª opção: Velejar até a ponta do saco de tapes, com horário de chegada estimado para a meia-noite.
2ª opção:Velejar até a ponta do saco de tapes e caso as condições fossem favoráveis fazer rumo ao Farol Crist. Pereira e atravessar a lagoa pela noite, com horário de chegada estimado para o amanhecer.


dia 12 de janeiro, 5:15am - Chegando do outro lado da lagoa

O vento se manteve firme a 10 nós durante a velejada até a ponta do saco de tapes, e logo antes já tinha decidido pela opção 2 e estava decidido a encarar tal velejada de travessia noturna. Em casa já tinha traçado todos os rumos e estudado as distancias e pontos de referencia, a travessia tem 15 milhas no total e velejei em duas fases. 

1º Naveguei  próximo ao baixio Dona Helena, que se estende por mais de 6 milhas para dentro da lagoa com calado de no máximo 1,5 metros
2º Ao chegar no meio da lagoa, pelas 2 da manhã, estando a aproximadamente 8 milhas de distancia avistei o lampejo do farol Cristóvão Pereira, foi uma sensação boa, pude ter certeza que estava velejando rápido e no rumo certo, dei mais uma última olhada no GPS e tratei de guardar o instrumento que com sua luz do display ofuscava a vista da lagoa. Dai para frente fui me guiando pelos lampejos do farol, velejando pelo visual e com uma lua cheia iluminando as ondas que brilhavam em tons de prata.

dia 12, 5:35am - Raiar do dia depois de uma jornada de trabalho pela madrugada

 Amanhecer no Cristóvão Pereira - chegada às 6:15 am.

A saída foi perfeita ao entardecer com a lua cheia nascendo pela popa, e na chegada o sol aparecia radiante, e eu realmente estava lá com os pés descalços pisando na fina areia da costa leste.

A travessia foi concluída com sucesso e enalteceu a tripulação, foram 9 horas ininterruptas no leme. Fazia as refeições, navegação e tudo mais timoneando. No total foram aproximadamente 29 milhas náuticas (52 km) do Clube Náutico de Tapes até a enseada do Cristóvão Pereira, nesta primeira parte da velejada.


Brasil - Costa Sul, Lagoa dos Patos - carta nº 2140

Cristóvão Pereira - vista para noroeste

Acampamento providenciado para o merecido descanso

localização pelo GPS

 Enseada do Cristóvão Pereira

 Monocultivo de pinnus avançando sobre as dunas



No dia seguinte ao descanso me preparei para visitar o farol e tirar algumas fotos, do acampamento até o farol foi uma velejada de 10 minutos. Fiquei mais de 2 horas caminhando, olhando e fotografando em volta deste farol que permanece como testemunho da história da Lagoa dos Patos.


 O grande e histórico farol e a pequena vela de meu barco.

Dentro do quebra-mar

Tijolo de respeito - resistente ao tempo

 Contenção de pedra

De fato eu passei por lá

Final de tarde

Fiquei acampado na enseada por duas noites, no dia 14 de janeiro depois de um café da manhã reforçado desmontei acampamento e carreguei o barco novamente para seguir o rumo do Farol Capão da Marca que será o tema do capítulo 2.


Rota da velejada desde Tapes até Pelotas totalizando aproximadamente 120 milhas náuticas ou 215km velejados durante 10 dias de janeiro de 2009 embarcado no Valente holder 12.

Leia o capítulo 2 no link...
 albertoblank.blogspot.com.br/lagoa-dos-patos-capitulo-2

Veja o vídeo completo dos 10 dias da viagem:
https://vimeo.com/22611443



Saudações e até a próxima!
Alberto Blank Schwonke


***

Todos os direitos sobre texto e fotos pertencem a Alberto Blank Schwonke
A reprodução é permitida com autorização do autor, citando o mesmo e a fonte (albertoblank.blogspot.com.br).

4 comentários:

  1. Caramba! essa é uma grande navegada que merece destaque e um relato completo. Quem sabe até um livro das tuas experiências pela lagoa dos patos. Com certeza serviria de inspiração e motivação para quem ta ingressando no meio náutico e até para quem ainda não tem esse contato. Parabéns novamente por essa grande navegada solo!
    Fico no aguardo das novas atualizações.
    Abraço!

    Anderson.

    ResponderExcluir
  2. Alberto,
    Lindas imagens, lindo passeio e uma bela experiência!
    Certamente vamos conversar para conhecer um pouco mais sobre a região visitada. Um região muito bonita, pelas imagens que você postou!!!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. É preciso divulgar! Isto é Vela Popular! Alberto Blank, um exemplo!

    ResponderExcluir
  4. Grande Albertinho, meu amigo "Kaska". Parabéns pelo relato, bem escrito, que descreve com perfeição o sentimento dos que velejam por nossa lagoa. Continua escrevendo. Grande abraço. Japa

    ResponderExcluir